quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Perfume a historia de um assassino

Perfume (é como eu vou me referir ao filme ao longo do texto) é baseado numa obra alemã de grande sucesso, lançada na década de 1980 e traduzida para mais de 45 línguas. Patrick Suskind, autor do livro, relutou em vender os direitos de seu texto, graças a uma grande repulsa por adaptações cinematográficas. Em meio a isso, veio o interesse de grandes diretores, como Ridley Scott e Martin Scorsese. Porém, os direitos da obra só foram vendidos em 2001, quando caiu nas mãos de um diretor também alemão. Nesse momento, os fãs do best-seller comemoraram o fato da adaptação cinematográfica se manter em solo alemão.

                      


  A história se passa na França do século 18 em plena revolução industrial, em um mercado de peixes em baixo da banca de sua mãe nasce Jean-Baptiste Grenouille (Ben Wishaw). Mais já guiado para morte o bebe já encontra o seu dom um olfato super apurado, se nao fosse o seu dom ele seria mais um dos 5 filhos da feirante a  ser jogado no rio , mais quando começa a chora denunciando os planos de sua mãe e tendo uma chance de viver   já a mãe é condenada por abandono e enforcada em praça pública. Sendo assim restando o orfanato para o peguinho Jean-Baptiste onde ele acaba sendo escravizado e virando uma forma  de ganhar dinheiro para senhora que o abriga , sendo assim ele acaba virando um criança bem estranha 
 
                            


Mais tarde o jovem e vendido a um fabricante de couro, assim que dá as costas a senhora do orfanato, ela é assassinada por ladrões em um dos becos de Paris ,mais quando em numas das entregas de couro da cidade um aroma vai mudar a  sua vida por completo .ao perseguir  uma garota parisiense , Grenouille acaba por mata-la  sem querer  assim então que descobrindo que quando ela morreu o cheiro dela se foi .ficando  Obcecado por descobrir como preservar os perfumes que o surpreendem nossa Grenouille em umas de sua entregas de couro encontra um perfumista em decadência , o italiano Giuseppe Baldini (interpretado com afetação pelo mestre Dustin Hoffman) , que após presenciar a genialidade do jovem com os odores , claro vendo só o seu lucro, comprará Grenouille de seu chefe, que também morre assim que o jovem vai embora. Eu fiz algumas pesquisas para saber por que quando ele era vendido os antigos “tutores” morria, eu achei isso bem peculiar no filme.

E com o seu mestre Baldini que Grenouille vai aprender dar nome aos odores, mesmo assim o jovem  busca  capturar e guardar cheiros não vai poder ser auxiliado pelo mestre Baldini. É nesse instante que Baldini explica para o jovem Jean-Baptiste a lenda das 12 essências, segunda essa fabula na mistura de 12 aromas proporcionará a quem confeccioná-la todo o amor humano e uma multidão a seus pés. Pena que Baldini não possa ensinar nada a ele sobre isso. Então, Grenouille parte para Grasse, a capital dos perfumes na época.

                              



Nessa primeira metade do filme monstra só historia do personagem principal e sua busca de novos aromas, principalmente, nos indícios que o transformarão num assassino frio e calculista, mais para mim ele parece bem inocente.

No caminho para Grasse, Grenouille descobre a grande sacada da obra: que ele mesmo não tem cheiro  , mais ou chegar na cidade  toma com obsessão de criar um cheiro para si ficando completamente obcecado com as 12 aroma . É nesse momento que o jovem passa a matar mulheres e experimentar novos modos de capturar o cheiro delas. Doze mulheres a quantidade exata para fazer o perfume para ‘’dominar’’ o mundo. Em nem momento eu senti o protagonista com um assassino o, nem senti tanta repulsa eu ate chegue a torce para ele.

                          
        
                                      




Quando entra em cena a jovem Laura (a lindíssima Rachel Hurd-Wood), o filme ganha uma nova face, algo com um thriller psicológico. Essa linda jovem entra com um das grades obsessão de Grenouille, ela e dona do ultimo aroma  de seu perfume  O filme só se torna clichê quando entra em cena o pai da jovem, interpretado pelo eterno Severo Snape, Alan Rickman, por tentar lucionar os casos de assassinato  fazendo de tudo .


Não vou me aprofundar mais na história da obra, senão vou soltar grandes spoillers, porequem quero chamar a atenção que o perfume de Grenouille  funciona , população de Grasse ensandecida pelo prazer fugaz proporcionado. 
 


         
                  


Tecnicamente o filme tem mais qualidade que efeitos ,  com uma direção de arte fabulosa uma fotografia perfeita esplêndida e um elenco competente (embora quem mais fale seja o narrador, trabalho exímio de John Hurt). Eu consigo ver o principal motivo que esse filme me conquistou  e  a capacidade de passar o   espectador a sensação atribuída ao mais complexo dos sentidos que se lembra da infância , concentrar câmera nos poros do nariz do protagonista, o levando para uma viagem pela imaginação do personagem é o que torna esse filme “infilmável”


2 comentários:

  1. Nossa eu assisti esse filme a muito tempo atrás, e eu não lembro de quase nada, mas lembro da parte que encontram uma das mulheres morta na cama, essa cena não sai da minha cabeça kkkkk. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkk esse filme e muito bom mesmo
    que bom q gostou ! bjss

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...